top of page

Súmula Biográfica de Alberto Fernandes 

 

Alberto Fernandes é um multi-instrumentista Português, que tem ao longo dos últimos 30 anos explorado os instrumentos tradicionais portugueses na forma e no conteúdo, juntando as suas sonoridades com a influência do tango, do folk, da música tradicional portuguesa e do jazz, num processo criativo constante na procura de uma sonoridade apelativa. Ao longo dos últimos anos tem explorado e (Re) criado temas musicais para o Acordeão Diatónico (Concertina), explorando o mesmo e retirando sonoridades utilizando as influências do World Music. Realizou concertos um pouco por todo Portugal, França, Espanha, Cabo Verde e EUA. 

Nasceu em Guimarães no ano de 1975, na sua carreira consta, a participação em projetos musicais como Trovas Ao Vento, Seara Nova, Quarteto Mais Zeca Afonso, Tasca da Música entre outros.

Pertenceu a equipas Criativas em produção de peças de teatro, com a criação de Bandas Sonoras, para Jangada Teatro (Lousada), Teatro Oficina (Guimarães), Teatro Construção (Joane), A Barraca (Lisboa), Companhia de Teatro de Braga(CTB), Mina de Mouros (Famalicão) e OCUBO Criação de Bandas Sonoras para Vídeo Mapping.

Trabalhou com encenadores de renome Nacional e Internacional, tais como: Gil Filipe, Hélder Costa, José Caldas, Joaquim Nicolau, José Leitão, Fernando Moreira, Manuel Dias, Bruno Martins, Custódio Oliveira, Xico Alves, Luís Oliveira entre outros.

Conta já no seu corriculum artístico com 25 produções em 17 anos de atividade artística para teatro e fez no dia 25 de abril de 2015, 30 anos em que deu primeiro concerto.

bottom of page